quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Marquês de Paraná, 165 ciclos/hora ou 2,75 ciclos/min

Por Sérgio Franco

O Mobilidade Niterói, juntamente com o Niterói de Bicicleta, no dia 21 de Janeiro de 2015, realizou contagem de fluxo de ciclos na Marquês de Paraná, no trecho que liga Icaraí e Santa Rosa ao Centro.



Para os ciclistas, nenhuma novidade, acredito que todos já esperavam uma alta contagem, mesmo sendo um período de férias onde escolas, cursos e faculdades estão sem aulas, o que diminui em muito o deslocamento na cidade. 


O relatório completo esta pode ser visto aqui: Relatório de Contagem Marquês de Paraná ligação Icaraí - Centro

Se comparamos com a orla de Copacabana, os resultados são ainda mais impressionantes, a Marquês de Paraná se aproxima muito dos números da ciclovia da orla, ainda mais se levarmos em consideração que esta não fica na orla e não possui ciclovia.

http://www.ta.org.br/contagens/CB/Orla_Copa.pdf


Este resultado prova ser mais que necessário a implantação da ciclovia neste trecho. Além do fluxo já existente de bicicletas, com seus impressionantes 165 ciclos/hora, uma ciclovia que ligue a da já existente  na Av. Roberto Silveira (apesar dos problemas, não nos esquecemos) com a da Av. Amaral Peixoto, só incentivará ainda mais o uso das bicicletas como meio de locomoção em nossa cidade.

A implantação da ciclovia neste trecho atrairá novos ciclistas e consequentemente diminuirá o número de veículos na rua e beneficiará o comércio. Hoje, por falta justamente destas ligações, todo o potencial que uma ciclovia pode trazer não esta sendo atingido. 

As contagens continuarão a ser feitas neste mesmo trecho toda 3ª quarta-feira do mês, da mesma forma que toda 3ª quinta-feira do mês estaremos na ciclovia da Av. Amaral Peixoto.

Voluntários serão sempre bem vindos, só entrar em contato com a gente pelo facebook/mobilidadeniteroi






Nenhum comentário:

Postar um comentário